HORA DO CONTO

1ª AULA DA HORA DO CONTO




ATIVIDADE


  1. Em seu caderno faça o cabeçalho
  2. Escreva o nome da nossa aula HORA DO CONTO
  3. Em seguida o título da atividade: "Minha Família e Eu em casa"
  4. Descreva em 1 parágrafo o que você e sua família estão fazendo durante o período de Afastamento social.
  5. Faça uma ilustração sobre sua escrita acima.



AULA DIA 11/05/2020



Data: 11/05/2020 Segunda-feira
😀 Olá alunos!!!
Hoje nós vamos identificar ideias centrais do texto por meio da escuta,análise e compreensão da história.

🔴 Objetivos: compreender o sentido do texto narrado; expressar ideias e sentimentos.
👊 E vamos para a atividade de hoje:
📕Iniciar ouvindo com atenção o vídeo/aula da história: "O POTE VAZIO" - Demi.
📗No caderno, colocar a data de hoje e o Título - Hora do Conto: O POTE VAZIO.
📘Responder as questões:
1- Qual o sentimento que você teve ao ouvir a história? Por que?
2- O que você achou da atitude de Ping?
3- O que você faria se estivesse no lugar de Ping?

📙 Faça com capricho e organização!  Ao terminar, tire uma foto ou envie uma mensagem no WhatsApp da professora para registro de frequência.
Até logo!!!🥰🥰
Professora: Fernanda


AULA DIA 18/05/2020

                                                 









PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professora: Fernanda Verônica Feijó de Andrade
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)


Prezados Pais e responsáveis!

Contamos muito com a participação de vocês nesse Plano de Estudos Dirigidos.
Primeiro, reserve um local bem legal para que seu (sua) filho (a) possa estudar com tranquilidade.
Depois leia com atenção as orientações que seguem. Nela descrevemos de forma simples o que vamos estudar, para que, como e de que forma faremos os registros da aprendizagem.
Também podemos estar mais próximos pelo aplicativo “whatsApp”. Caso tenha dúvidas, estarei no horário de aula, disponível para ajudar.
Não se esqueça de que estamos em um momento de reclusão social devido ao vírus COVID-19, por isso mantenha os cuidados necessários para a sua proteção e da sua família.

                                                                                                                             Um abraço,
                                                                                                                           Professora Fernanda.
TURMAS: 4º e 5º anos
Datas: 18 a 20 de maio Tempo estimado para realização das atividades: 4h
O que vamos aprender hoje?
Apreciar a contação de história compreender o sentido da mesma.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Expressar-se oralmente; fazer inferências; compreender maneiras de expressão de sentimentos.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Conversar com os alunos e dizer que ao ouvir ou ler uma história podem haver associações das suas próprias vivências. O processo de identificação com as situações presentes nas histórias faz com que consigam desenvolver meios de lidar com suas dificuldades, sentimentos e emoções.
Apresentar aos alunos a história do dia: “ O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS”. 



Lançar as perguntas: Por que será que o homem e o menino estão de costas um para o outro? O que o homem tem nas mãos? Do que será feito esse avião? O que está escrito na pipa do garoto?

Colocar o vídeo da história disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_KIdRKG000M
Após esse momento perguntar aos alunos se, algum dia, já se sentiram como os personagens do livro.
Perguntar-lhes de que maneira costumam demonstrar o carinho que sentem pelas pessoas que moram com eles? De que maneira eles sentem-se amado pela família?

De que forma vamos registrar o que aprendemos?

No caderno, colocar a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: “O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS”
ATIVIDADE:
1 – Escreva e desenhe a parte que mais gostou da história.
2 – Escreva um pequeno texto dizendo como você expressa carinho pelas pessoas e em que momento você se sente amado.

SUGESTÃO DE LEITURA: 
        Por que está todo mundo usando máscaras?
        Show da Luna corona vírus.
       O que é o amor.

AULA DIA 25/05/2020










PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: Fernanda – matutino e Jarson – vespertino
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)

TURMAS: P5, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos
Datas: 25 a 27 de maio Tempo estimado para realização das atividades: 4h
O que vamos aprender hoje?
Trava – línguas: sonorização das palavras, rima e aliteração.

Para que vamos estudar esses conteúdos?
Desenvolver habilidades de leitura, memória, treinar ritmo e expressividade por meio do trava-língua

Como vamos estudar esses conteúdos?

*     Conversar com os alunos e dizer que Trava-línguas é uma brincadeira muito educativa e divertida.
Consiste em dizer uma frase com palavras difíceis de pronunciar, que parecem que “enrolam a língua” e também devem ser repetidas cada vez com mais rapidez.
*     Apresentar a história do dia: Trava-língua (varal de histórias) disponível em:
*     Depois de assistir ao vídeo, ler os trava-línguas abaixo para o aluno e pedir que ele repita ou solicite que ele mesmo leia.

Atenção: Repetir várias vezes até que consiga dizer corretamente. Fazer isso devagar e depois acelerar o mais rápido que conseguir sem gaguejar.

TRAVA- LINGUAS
  1. O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA E A RAINHA COM RAIVA RESOLVEU REMENDAR;
  2. TOCO PRETO, PORCO FRESCO, CORPO CRESPO;
  3. FALA, ARARA LOURA. A ARARA LOURA FALARÁ;
  4. BAGRE BRANCO, BRANCO BAGRE;
  5. CHEGA DE CHEIRO DE CERA SUJA;
  6. A BABÁ BOBA BEBEU O LEITE DO BEBÊ;
  7. UM LIMÃO, MIL LIMÕES, UM MILHÃO DE LIMÕES;
  8. CAIXA DE GRAXA GROSSA DE GRAÇA;
  9. ATRÁS DA PORTA TORTA TEM UMA PORCA MORTA;
  10. TETO SUJO, CHÃO SUJO;
  11. O RATO ROEU A ROLHA DA GARRAFA DE RUM DO REI DA RÚSSIA
  12. TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES;
  13. O SABIÁ NÃO SABIA QUE O SÁBIO SABIA QUE O SABIÁ NÃO SABIA ASSOBIAR;
  14. NUM NINHO DE MAFAGAFOS, CINCO MAFAGAFINHOS HÁ! QUEM OS DESMAFAGAFIZÁ-LOS, UM BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.
  15. EMBAIXO DA PIA TEM UM PINTO QUE PIA, QUANTO MAIS A PIA PINGA MAIS O PINTO PIA!
  16. O PADRE POUCA CAPA TEM, PORQUE POUCA CAPA COMPRA;
  17. FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA;
  18. O QUE É QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER CAQUI. QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER QUALQUER CAQUI;
  19. LUZIA LUSTRAVA O LUSTRE LISTRADO, O LUSTRE LISTRADO LUZIA;
  20. UMA TRINCA DE TRANCAS TRANCOU TANCREDO;

TRAVA-LÍNGUAS EM POEMAS

        A ARANHA ARRANHA A RÃ. A RÃ ARRANHA A ARANHA. NEM A ARANHA ARRANHA A RÃ. NEM A RÃ ARRANHA A ARANHA;
      
        O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE, QUAL É O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE. O DOCE RESPONDEU PRO DOCE, QUE O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE. É O DOCE DE DOCE DE BATATA-DOCE;
      
        PARDAL PARDO, POR QUE SEMPRE PALRAS? PALRO SEMPRE E PALRAREI, PORQUE SOU PARDAL PARDO. O PALRADOR D'EL-REI.
      
       ALÔ, O TATU TÁ AI? – NÃO, O TATU NÃO TÁ. MAS A MULHER DO TATU TANDO. É O MESMO QUE O TATU TÁ;
      
       O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM, O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM O TEMPO QUE O TEMPO TEM;
SE O PAPA PAPASSE PAPA. SE O PAPA PAPASSE PÃO. O PAPA TUDO PAPAVA. SERIA O PAPA PAPÃO;
QUANDO DIGO "DIGO", DIGO "DIGO. NÃO DIGO "DIOGO". QUANDO DIGO "DIOGO", DIGO "DIOGO". NÃO DIGO "DIGO";
NÃO SEI SE É FATO OU SE É FITA. NÃO SEI SE É FITA OU FATO. O FATO É QUE VOCÊ ME FITA E FITA MESMO DE FATO;
OLHA O SAPO DENTRO DO SACO. O SACO COM O SAPO DENTRO. O SAPO BATENDO PAPO E O PAPO SOLTANDO O VENTO;
A IARA AGARRA E AMARRA A RARA ARARA DE ARARAQUARA;
De que forma vamos registrar o que aprendemos?

ATIVIDADE

- No caderno, colocar a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: TRAVA-LINGUA. Depois escreva dois trava-línguas e ilustre.

- Faça também a leitura do livro em pdf disponível para sugestão de leitura - Não confunda (Eva Furnari).


AULA DIA 01/06/2020







PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA – Matutino e JARSON – Vespertino

PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 01 a 03 de junho Tempo estimado para realização das atividades: 4h
O que vamos aprender hoje?
Contação de história: desenvolver a imaginação e criatividade.

Para que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar a história narrada; desenvolver a imaginação e capacidade criativa.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Na história: A FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS” de Ruth Rocha, os filhos dos heróis Macacote e Porco Pança, personagens de outro livro da autora entram em uma aventura inusitada. Zé Mico e Pancinha eram tão extravagantes quanto os pais. Zé Mico, pelo menos. Um dia ele procurou o Pancinha e convenceu o amigo de que os dois tinham que virar cientistas. Para isso, começaram a construir uma máquina igualzinha, segundo o Zé Mico, à que estava sendo feita em outro lugar, por outras pessoas (mas não dizia nem onde nem por quem). Quando a máquina ficou pronta, os dois amigos chamaram os vizinhos para irem ver a novidade e quando a ligaram na tomada, todos os bichos foram tragados para dentro da máquina. Que susto! Que perigo! Que aflição! Mas o pior (ou o melhor!) Ainda estava por vir.
Para descobrir o final dessa história, assista ao vídeo da história disponível em:




De que forma vamos registrar o que aprendemos?
No caderno, escreva a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: A FANTASTICA MÁQUINA DOS BICHOS.
 - Pense e escolha dois animais.
- Agora imagine que esses dois animais também entraram na fantástica máquina dos bichos, criada pelos amigos Zé Mico e Porco Pança.
- Desenhe o animal que sairia da máquina, após a transformação. Depois dê um nome para sua criação!



AULA DIA 08/06/2020







PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA – Matutino e JARSON – Vespertino
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 08 à 12 de junho Tempo estimado para realização das atividades: 4h
O que vamos aprender hoje?
Biografia de Malala Yousafzai

Para que vamos estudar esses conteúdos?
Conhecer a história da menina que defendeu o direito de as meninas irem à escola.

Como vamos estudar esses conteúdos?
Essa é uma história real de uma menina muito determinada e corajosa que transformou a vida das meninas de seu país.

Para conhecer a história, acesse o link - https://www.youtube.com/watch?v=A2GbZr2p9ow
Ou faça a leitura do livro que disponibilizado em PDF.

De que forma vamos registrar o que aprendemos?
No caderno, escreva a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: MALALA – A menina que queria ir para a escola.
Após da leitura do texto faça um quadro como o abaixo e divida-o em três partes. Escreva brevemente o que aconteceu no início da história, no meio e no fim. Faça um desenho para representar cada parte.
*Obs: Os alunos que ainda não estão alfabetizados, o adulto poderá escrever o relato da criança para cada parte da história.
COMEÇO




MEIO




FIM





AULA DIA 15/06/2020










PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA – Matutino e JARSON – Vespertino
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 15 a 17 de junho Tempo estimado para realização das atividades: 4h
O que vamos aprender hoje?
Característica da conversação no texto; Convívio social.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ler e compreender sentidos no texto; conviver socialmente.
Como vamos estudar esses conteúdos?

NA HISTÓRIA “LOROTAS E FOFOCAS” A DUPLA MAROCA E MARIETA ANDAM SE COMPORTANDO MUITO MAL ...
ATÉ QUE APARECE DONA SOFIA, CHEIA DE SABEDORIA ESPALHANDO AMOR E ALEGRIA!

Para saber o que acontece nessa história: assista ao vídeo da contação da mesma disponível em: https://youtu.be/kUpuIecq3Co

Esse conto faz a gente pensar sobre o que é valioso:

Cuidar da vida do outro ou cuidar da sua vida e espalhar amor por onde for?                                                                                                                                         

Algumas atitudes tão importantes como o AMOR, RESPEITO, EDUCAÇÃO, RESPONSABILIDADE, PAZ, TOLERÂNCIA, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, dentre tantas outras.

De que forma vamos registrar o que aprendemos?
No caderno, colocar a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: HISTÓRIA: LOROTAS E FOFOCAS.
 - Converse em família sobre quais atitudes são importantes para sermos felizes com quem convivemos...
- Agora faça o contorno de sua mão com o lápis e escreva, quais as 5 atitudes que você e sua família considera mais importantes (uma em cada dedo).

- Depois você pode desenhar uma carinha em cada dedo, dando vida a essa atitude tão importante!




AULA DIA 22/06/2020



PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA FEIJÓ, JARSON E CLAUDIA STORM
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 22 a 24 de junho Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Contação de história: respeito à individualidade e diversidade de todos.


Para que vamos estudar esses conteúdos?
Antecipar e inferir sobre o texto; reconhecer e respeitar as diferenças; valorizar o livro como fonte de conhecimento.
Como vamos estudar esses conteúdos?
História: Lucia já vou indo – Maria Heloísa Penteado
Na história de hoje a personagem principal é Lúcia, uma lesma que nunca consegue chegar em tempo a seus compromissos. Ela sempre diz:  “já vou indo!”. Um dia, Lúcia recebe o convite para a festa da amiga Chispa-Foguinho e resolve se arrumar com uma semana de antecedência.
Será que dessa vez ela consegue participar de uma festa?

Para descobrir faça a leitura do livro disponível em PDF ou acesse o link.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Você sabe o que é empatia? É a capacidade de colocar-se no lugar do outro e sentir o que o outro sente.
É o que acontece no final dessa história, quando os amigos se colocam no lugar de Lúcia, entendendo seu jeito e sua dificuldade em se apressar. Sentiram a tristeza dela e tentaram ajudá-la, pois não importam as diferenças e sim a amizade.
Converse com a família sobre o que vocês acharam dessa história.

AULA DIA 29/06/2020



PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA FEIJÓ, JARSON E CLAUDIA STORM
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 29/06 à 02/ 07 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?
Contação de história: exposição oral de ideias; atribuição de sentidos.

Para que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar leitura; compreender texto, expor ideias e desenvolver a imaginação.

Como vamos estudar esses conteúdos?
História: “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias” – Ruth Rocha.
Marcelo é um menino curioso com as palavras – vive intrigado perguntando porque tal coisa se chama assim e não assado, porque seu nome é Marcelo e não martelo ou marmelo. Então ele começa a chamar as coisas pelo nome que acha que elas deveriam ter: travesseiro deveria ser cabeceiro, colher deveria se chamar mexedor.
 Para conhecer essa história assista ao vídeo acima.

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- Você gostou do fim da história?
- Se você fosse o autor ou autora dessa história, que outro final você daria a ela?
- Pense em três objetos. Agora imagine que outros nomes eles poderiam receber.


PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA FEIJÓ, JARSON E CLAUDIA STROM
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)

JULHO/2020
Datas: 1ª semana - 06,08 e 09
2ª semana – 13, 15 e 16
3ª semana – Recesso escolar
4ª semana – 27, 29 e 30
 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Contação de história: desenvolver o pensar sobre vários aspectos da vida diária e 
da convivência social e respeito mútuo. Respeitar seus limites e dos outros.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Serão enviados uma sequência de vídeos nas aulas do Projeto Hora do Conto. 
O conteúdo dos mesmos são elaborados a partir do livro: 
Pequeno manual de monstros caseiros (Stanislav Marijanovic) - Companhia das Letrinhas.

1ª semana: 06,08 e 09 – VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 1
Dr. Bagunsus e Hister Ica - a monstra do berro.



2ª semana: 13, 15 e 16– VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 4
O CHIP NET - O monstro dos joguinhos eletrônicos.



VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 6
O VORÁCIO - O monstro da gulodice e do apetite insaciável.



4ª semana: 20, 22 e 23– VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 5

O GIRACUCA e TAGARELLUS e o AIKI SOO NU - o monstro do cansaço.




De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Ao término de cada aula os alunos deverão conversar com sua família sobre como podem combater esses monstros caso tenha atacado sua casa.




PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO

Professores: FERNANDA, JARSON E CLAUDIA STROM

PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)

AGOSTO/2020

Datas: 03,05 e 06 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Lenda indígena brasileira - Como nascem os rios.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento de lendas; apreciar leitura e desenvolver a imaginação

Como vamos estudar esses conteúdos?

As lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo.

Vamos conhecer uma lenda indígena brasileira?

Assista ao vídeo: Como nasce os rios – Varal de histórias disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ykRC2XqzjPY

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

- Você gostou dessa lenda?

- Que outras lendas você conhece?

- Converse com algum familiar e pergunte se conhece alguma lenda. Se sim, peça para que conte a história para você.

AGOSTO/2020

Datas: 10, 12 e 13 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Obra de Monteiro Lobato - escritor brasileiro.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Conhecer uma das obras de Monteiro Lobato; apreciar a contação e desenvolver a imaginação.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A história de hoje foi baseada no livro de fantasia de Reinações de Narizinho e publicado em 1931.

Acesse o link para conhecer o trecho adaptado narrado pelo grupo Encantos: “O REINO DAS ÁGUAS CLARAS”, de Monteiro Lobato, a seguir a música de Jorge Vercilo.

https://www.youtube.com/watch?v=wpWAFaYWmvA&feature=youtu.be

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

 - O que você achou dessa história?

- Você conhece outros personagens criados por Monteiro Lobato? Quais?

AGOSTO/2020

Datas: 17,19 e 20 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Contação de história:  Diversidade humana e o respeito mútuo.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Apreciar a história narrada; respeitar e valorizar as diferenças.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A história de hoje é CACHINHOS, CONCHINHAS, FLORES E NINHOS - Maurílio Andreas. Conta sobre uma menina que era muito feliz com seus cachinhos até que um dia disseram para ela que bonito era ser de outro jeito. Então ela precisou tomar uma importante decisão.

Para conhecer o final dessa história acesse o link disponível em:  https://youtu.be/Adc6Tst-Cnk

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Essa é uma história sobre identidade e autoestima! 

👉 você concorda com a decisão da personagem em não mudar sua aparência e se aceitar do jeito que é? Converse com sua família sobre o assunto e lembre-se: cada um possui uma beleza própria!!!

AGOSTO/2020

Datas: 24,26 e 27 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Contação de história: A parte que falta – reflexão e sentimentos.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Apreciar a história narrada; desenvolver o pensar sobre aspectos da vida humana.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A história de hoje é A PARTE QUE FALTA – Shel Silverstein.

Para conhecer essa história acesse o link disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=nfdBQu0O0DE

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Em muitos momentos da vida, sentimos falta de alguma coisa.

O que você sente falta?

Quando o personagem da história achou que estava completo o que aconteceu?

Pense sobre a frase:

"Ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos..."

AGOSTO/SETEMBRO2020

Datas: 30/08, 02 e 03 de setembro Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Contação história: O Caracol e a Baleia – Diversidade e virtudes.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Apreciar a história narrada; valorizar as diferenças e reconhecer virtudes nos personagens.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A história de hoje é sobre um destemido caracol não se intimida com o tamanho da baleia e pula em sua cauda à procura de aventuras.

Do círculo polar às praias de areias escaldantes, a dupla navega na crista da onda e adentra cavernas profundas.

Eis que em um dia de maré baixa e de um zunido muito forte, a baleia que nadava ao sol encalha na praia. Como o seu novo e pequenino amigo irá ajudá-la?

 

Para saber acesse o link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=laGCnX_Srck&feature=youtu.be

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Essa história mostra que amizade e solidariedade não têm tamanho

Reflita sobre a questão:

- Que outras lições você pode tirar dessa história?

 

 



SETEMBRO/2020

Datas: 07,09 e 10 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Fábula: A RÃ E O TOURO

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Definição de fábula: é uma narrativa em prosa que é desenvolvida com personagens humanos e seres irracionais, os quais, a partir de suas ações, transmitem diversos valores sociais.

Hoje vamos conhecer a fábula a Rã e o touro.  Acesse o link e ouça a história. https://youtu.be/8KVDJdjsqZw


De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Moral: “Não queira imitar os outros. Seja sempre você mesmo! ”

          Que outros ensinamentos podemos tirar dessa lição? Reflita sobre isso!

SETEMBRO/2020

Datas: 14, 16 e 17 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Fábula: O GALO E A RAPOSA

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Acesse aos vídeos enviado pelo whatshap para ouvir a Fábula.

Disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=26CRQIWNC0w

https://www.youtube.com/watch?v=9CvN4MsLBMU

 

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Moral: "Muitas vezes, quem quer enganar acaba sendo enganado. "

Que outros ensinamentos podemos tirar dessa lição? Reflita sobre isso!


SETEMBRO/2020

Datas: 21,23 e 24 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Fábula: AS ÁRVORES E O MACHADO

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Nesse mês no dia 21 comemoramos o dia da árvore. Nesse sentido nossa fábula será uma história sobre a árvore.  Acesse ao vídeo para ouvir essa fábula.

https://www.youtube.com/watch?v=p2onYF1YwMo


De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

 

SETEMBRO/OUTUBRO2020

Datas: 28, 30/09 e 01/10 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Fábula: O SAPO E A ONÇA

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A fábula de hoje nos levará a refletir como as pessoas unidas em um propósito podem alcançar objetivos e vencer.

Acesse o link a conheça essa fábula.

https://www.youtube.com/watch?v=bGpI6jzuRb0



OUTUBRO/2020

Datas: 05,07 e 08 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Clássicos dos irmãos Grimm. História: Chapeuzinho vermelho

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.

Como vamos estudar esses conteúdos?

As histórias clássicas perpassam gerações. Vieram de muito tempo atrás, dos tempos em que a oralidade prevalecia e ao ouvir essas literaturas nos conectamos com o nosso lado mais sensível e mais humano, trazendo importantes lições e reflexões sobre a nossa essência.

Os irmãos Grimm reescreveram muitos desses clássicos que conhecemos e ainda hoje, depois de mais de 200 anos, ouvimos suas famosas histórias.

Assista o vídeo abaixo de curta metragem inspirado livremente nos principais contos: Chapeuzinho Vermelho, O Príncipe Sapo, O Flautista de Hamelin, João e Maria, Rapunzel e A Bela Adormecida.

 https://www.youtube.com/watch?v=Fp4bMRoy32E&feature=youtu.be

Na sequência acesse o link abaixo para ouvir a história de Chapeuzinho vermelho contada por Carol Levy.

https://youtu.be/mt2Z6oh4rOI


De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Chapeuzinho Vermelho faz parte da cultura popular, estando presente em diversos momentos da História, com narrativas próprias, com características diferentes, simbologias diversas, com formas de pensar e sentir especificas.

- Agora pense: Quais ensinamentos podemos tirar dessa história?

Converse com alguém de sua família.

OUTUBRO/2020

Datas: 14 e 15 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

História Clássica: Pinóquio – Carlo Collodi.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A história de hoje é um conto criado na Itália de Carlo Collodi.

Faça a leitura do texto abaixo.

Pinóquio, um conto de Carlo Collodi

 

Gepeto, um carpinteiro, queria muito ser pai e constrói um menino em madeira. O carpinteiro dá-lhe o nome de Pinóquio. 

Pinóquio, entretanto, transforma-se num menino de verdade devido ao amor do pai.

Contudo, o menino tinha um grande defeito: mentia muito. Mas sempre que mentia crescia-lhe o nariz. Além disso, toma decisões irresponsáveis, ignorando os avisos do pai.

O Grilo Falante é a voz da sua consciência, mas Pinóquio insiste em ignorá-lo. Por isso, aprende uma amarga lição ao experimentar as consequências negativas do seu comportamento, mentiras e decisões irresponsáveis.

 

História: Pinóquio

Um boneco de madeira ganha vida!

 

Era uma vez um homem chamado Gepeto, um talentoso carpinteiro que vivia sozinho. O seu sonho era ter um filho a que pudesse oferecer todo o seu amor e carinho.

 

 Um dia, Gepeto construiu um lindo boneco de madeira. Quando terminou a sua bela construção, suspirou:

-Quem me dera que este rapazinho de madeira fosse real e vivesse aqui comigo como meu filho!

Após dizer estas palavras, aconteceu algo muito estranho. O pequeno rapaz de madeira ganhou vida!

As palavras de Gepeto pareciam ter sido ouvidas!

O carpinteiro gritou de alegria e, entre gargalhadas de felicidade, disse:

- Seja bem-vindo pequeno rapaz! Vou te chamar de Pinóquio.


Gepeto tornou-se assim um pai para o rapaz. Logo na manhã seguinte ajudou-o a vestir-se, deu-lhe livros, um beijo na face e mandou-o para a escola. Sendo agora um menino como outros, era necessário aprender a ler, escrever e os números.

Contudo, antes de o menino sair para a escola, avisou-o:

-Assim que a escola terminar, vem imediatamente para casa. Não te esqueças!

Pinóquio respondeu que sim e, alegremente, saiu a saltitar e foi a caminhar em direção à escola.

 

Pinóquio desobedece a Gepeto

Pelo caminho, Pinóquio reparou que na praça havia um espetáculo de marionetes. Juntou-se a elas e, dançou tão bem, que o dono das marionetes lhe ofereceu cinco moedas de ouro. Ficou maravilhado e só pensava como Gepeto iria ficar feliz quando lhe entregasse as moedas.


Já perto da escola, Pinóquio encontrou dois homens maus. Como era muito ingênuo, os dois homens convenceram-no a ir com eles até uma hospedaria para comerem e depois dormirem.

Depois de comer, Pinóquio ficou sonolento e adormeceu facilmente. Sonhou que era rico e que ele e seu pai Gepeto viviam agora sem dificuldades e eram muito felizes.

Quando acordou, esses homens convenceram Pinóquio a enterrar as suas moedas de ouro num sítio que eles conheciam, dizendo:

-As moedas aqui enterradas transformar-se-ão numa árvore de dinheiro e nunca mais o teu pai, que já está velho e cansado, precisará de trabalhar.


Pinóquio assim fez e ficou à espera que as moedas de ouro se transformassem numa árvore de dinheiro. Esperou muito tempo até que, cansado, adormeceu. Os homens maus apareceram e levaram as moedas de ouro, enquanto o rapaz dormia.


Quando acordou, Pinóquio reparou que lhe tinham levado as moedas e chorou. Não queria voltar para casa com medo de que Gepeto ficasse zangado e triste com ele.

 

A fada azul

Sem saber o que fazer, Pinóquio começou a caminhar, até que encontrou uma senhora vestida de azul, a quem pediu ajuda. O que ele não sabia era que a senhora era uma fada.

A fada azul disse que o ajudaria e perguntou-lhe quem eram os seus pais e onde vivia. Pinóquio respondeu:

-Não tenho casa nem ninguém com quem morar.

A fada azul apercebeu-se que Pinóquio mentia. O nariz do rapaz tinha começado a crescer.

 

A fada azul então indicou-lhe:

-Volta para casa, para junto do teu pai. Sê um menino bem-comportado e não mintas mais.

Pinóquio prometeu que assim faria e o seu nariz voltou ao tamanho normal.

 

Pinóquio volta a portar-se mal

De volta a casa, Pinóquio passou por um parque de diversões e não resistiu e entrou. O seu nariz começou a crescer outra vez. No parque, disseram-lhe que poderia comer todos os gelados que ele quisesse… o que não lhe disseram é que os gelados o iriam transformar num burro.

Pinóquio comeu até não poder mais e, assim que se transformou num burro, foi vendido a um circo.

No circo foi obrigado a trabalhar duramente. Além disso, foi tão maltratado que, pouco tempo depois, nem conseguia andar.

Como já não servia para trabalhar no circo, o dono mandou que o atirassem ao mar.

Assim que caiu no mar, Pinóquio transformou-se novamente num rapaz de madeira. Uma baleia que por ali passava viu-o e engoliu-o, pensando que era comida.

 

Dentro da baleia, qual não foi a surpresa de Pinóquio ao encontrar Gepeto! Este, vendo que Pinóquio não chegava da escola, tinha ido procura-lo. Caiu ao mar e acabou por ir parar na barriga da baleia.

Estava muito fraco e doente. Um peixe que também lá se encontrava disse:

-Subam os dois para as minhas costas que eu os levo para casa!

E assim fizeram. Quando chegaram a casa, Pinóquio tomou conta de Gepeto até ele ficar bom.

A fada azul apareceu outra vez e, ao ver que o rapaz tinha sido tão bom com Gepeto, disse:

-Como agora és um bom menino vou te transformar num rapaz de verdade”.


E assim foi. Gepeto tinha finalmente o filho que tanto desejava e os dois foram felizes para sempre!

Acesse o link para ouvir a uma versão adaptada da história.

https://youtu.be/dqaBEkF2Isw



De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

- Vamos refletir: O que podemos aprender com esse conto?

Converse com alguém de sua família.

OUTUBRO/2020

Datas: 19,21 e 22 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Clássicos: OS MÚSICOS DE BREMEN

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Mais um Clássico dos irmãos Grimm a história de hoje conta sobre quatro animais domésticos que, depois de uma vida inteira de trabalho, são maltratados por seus donos. Assim, decidem fugir para a cidade de Bremen e lá se tornarem músicos. 

Acesse o link abaixo no Canal Tricotando Palavras e conheça essa história.



De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Conversando com a família:

- Você conhecia esse conto?

- O que você achou dessa história?

OUTUBRO2020

Datas: 26, 28 e 29 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Clássico de Hans Cristian Andersen – A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.

Como vamos estudar esses conteúdos?

A Pequena Vendedora de Fósforos, A Menina dos fósforos ou a Vendedora de fósforos é um conto do poeta e escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Essa história foi publicada a primeira vez em 1845.

Acesse o link abaixo e conheça essa história encenada pela Turma da Pakaraka.

https://www.youtube.com/watch?v=ZoMame26BsQ&feature=youtu.be




De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Conversando com a família:

- Você conhecia esse conto?

- O que você achou dessa história?

 

NOVEMBRO/2020 

POEMAS E POESIAS

Datas: 04 e 05 QUARTA E QUINTA

 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Conhecer e definir Poesias e poema.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; ampliar vocabulário e desenvolver a imaginação.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Definição: Poesia é a arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. Poema é obra em verso em que há poesia. Na poesia podemos combinar palavras em versos que são as linhas de um poema.

Gostaria de fazer um convite com a leitura do poema de José Paulo Paes.

Convite

 

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

 

Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

 

As palavras não:

quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

 

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

 

Vamos brincar de poesia?

 

Agora assista ao vídeo: A macaquinha que engolia Poesia - varal histórias e conheça mais uma poesia.

https://www.youtube.com/watch?v=uW57Km2cm5w&feature=youtu.be


 

 

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

- Converse com alguém de sua família sobre o que você entendeu ser poesia e comente sobre algumas palavras que você lembra que rimam.

NOVEMBRO/2020 

POEMAS E POESIAS

Datas: 09,11 e 12 -  TERÇA, QUARTA E QUINTA

 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Poemas – Cecília Meireles

 

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; ampliar vocabulário e desenvolver a imaginação.

 

Como vamos estudar esses conteúdos?

Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Nasceu em1901 no Rio de Janeiro e morreu em1964. Cecília ficou reconhecida mundialmente, uma vez que suas obras foram traduzidas para muitas línguas.

 

Acesse o link abaixo e conheça os poemas:

- O eco

- Leilão de jardim

- A chácara do Chico bolacha

 

https://www.youtube.com/watch?v=akPlKM0u5bo&feature=youtu.be

 


 

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

 

Converse com alguém de sua família: Qual poema você mais gostou? Por que?

 

NOVEMBRO/2020 

POEMAS E POESIAS

Datas: 16,18 e 19 -  TERÇA, QUARTA E QUINTA

 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Poema – Solano Trindade/ Contação: Meninas Negras.

 

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; desenvolver o respeito a individualidade e à diversidade.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Nessa semana dia 20 de novembro é o  Dia da Consciência Negra que surgiu em reconhecimento dos negros, suas lutas, conquistas e tudo o que passaram desde o período colonial do Brasil. Além disso, a data serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da etnia e seus principais feitos.

 

CONSCIÊNCIA NEGRA

NEGROS OU BRANCOS
PARDOS OU VERMELHOS
A COR NÃO CONTA
A COR NÃO CANTA!
A COR NÃO ESTAMPA
A VIRTUDE DE NINGUÉM...

BRANCOS OU NEGROS
VERMELHOS OU PARDOS
A COR NÃO IMPORTA
A COR NÃO É FALTA...
E NÃO CULPA NINGUÉM!

SEJA QUAL FOR A RAÇA...
CATIVA E ENCANTA
CONQUISTA E BALANÇA
O CORAÇÃO DA GENTE
GENTE INTELIGENTE...
QUE TEM...
PUREZA DE ALMA!...

                        Nair Lúcia de Britto

Agora acesse o link para ouvir a história: Meninas negras ( Madu Costa)

https://www.youtube.com/watch?v=-P1Y0-2cdlY&feature=youtu.be



De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

- Converse com sua família sobre a poesia e história de hoje.

NOVEMBRO/2020 

POEMAS E POESIAS

Datas: 23,25 e 26 -  TERÇA, QUARTA E QUINTA

 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Poema / Contação: Uma princesa diferente.

 

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; desenvolver o respeito a individualidade e à diversidade.

Como vamos estudar esses conteúdos?

O poema: O pequeno príncipe preto de Marcelo Serralva


https://www.youtube.com/watch?v=y7VycCY_L-Y

 Acesse o link abaixo e conheça: Uma princesa diferente

https://www.youtube.com/watch?v=afW2CxE3YNw&feature=youtu.be


De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Converse com a família sobre o que você compreendeu do poema e da história.

NOVEMBRO/DEZEMBRO - 2020 

POEMAS E POESIAS

Datas: 30, 02/12 e 03/12 -  TERÇA, QUARTA E QUINTA

 Tempo estimado para realização das atividades: 1h

O que vamos aprender hoje?

Poema – CÉU MENINO, de Alessandro Riccioni

Para que vamos estudar esses conteúdos?

Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; ampliar vocabulário e desenvolver a imaginação.

Como vamos estudar esses conteúdos?

Vamos apreciar e conhecer uma coletânea de poemas e poesia selecionadas dos poetas: Pedro Bandeira, Cecília Meirelles e Vinícius de Morais.

PONTINHO DE VISTA

Pedro Bandeira

Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
– Minha nossa, que grandão!

A LÍNGUA DE NHEM

Cecília Meireles

Havia uma velhinha
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.
E estava sempre em casa
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…
O gato que dormia
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também
a miar nessa língua
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…
Depois veio o cachorro
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,
e todos aprenderam
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…
De modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,
ficou toda contente,
pois mal a boca abria
tudo lhe respondia:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…

A PORTA

Vinícius de Morais

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

 

 

O RELÓGIO

Vinícius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...

De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?

Converse com a família sobre qual poema mais chamou sua atenção e por que.





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário