Em seguida o título da atividade: "Minha Família e Eu em casa"
Descreva em 1 parágrafo o que você e sua família estão fazendo durante o período de Afastamento social.
Faça uma ilustração sobre sua escrita acima.
AULA DIA 11/05/2020
Data: 11/05/2020 Segunda-feira
😀 Olá alunos!!!
Hoje nós vamos identificar ideias centrais do texto por meio da escuta,análise e compreensão da história.
🔴 Objetivos: compreender o sentido do texto narrado; expressar ideias e sentimentos.
👊 E vamos para a atividade de hoje:
📕Iniciar ouvindo com atenção o vídeo/aula da história: "O POTE VAZIO" - Demi.
📗No caderno, colocar a data de hoje e o Título - Hora do Conto: O POTE VAZIO.
📘Responder as questões:
1- Qual o sentimento que você teve ao ouvir a história? Por que?
2- O que você achou da atitude de Ping?
3- O que você faria se estivesse no lugar de Ping?
📙 Faça com capricho e organização! Ao terminar, tire uma foto ou envie uma mensagem no WhatsApp da professora para registro de frequência.
Até logo!!!🥰🥰
Professora: Fernanda
AULA DIA 18/05/2020
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professora: Fernanda Verônica Feijó de
Andrade
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
Prezados
Pais e responsáveis!
Contamos
muito com a participação de vocês nesse Plano de Estudos Dirigidos.
Primeiro,
reserve um local bem legal para que seu (sua) filho (a) possa estudar com
tranquilidade.
Depois
leia com atenção as orientações que seguem. Nela descrevemos de forma simples
o que vamos estudar, para que, como e de que forma faremos os registros da
aprendizagem.
Também
podemos estar mais próximos pelo aplicativo “whatsApp”. Caso tenha dúvidas,
estarei no horário de aula, disponível para ajudar.
Não
se esqueça de que estamos em um momento de reclusão social devido ao vírus
COVID-19, por isso mantenha os cuidados necessários para a sua proteção e da
sua família.
Um
abraço,
Professora Fernanda.
TURMAS: 4º e 5º anos
Datas: 18 a 20
de maio Tempo estimado para realização
das atividades: 4h
O que
vamos aprender hoje?
Apreciar a contação de história compreender o sentido da
mesma.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Expressar-se
oralmente; fazer inferências; compreender maneiras de expressão de
sentimentos.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Conversar com os alunos
e dizer que ao ouvir ou ler uma história podem haver associações das suas
próprias vivências. O processo de identificação com as situações presentes
nas histórias faz com que consigam desenvolver meios de lidar com suas
dificuldades, sentimentos e emoções.
Apresentar
aos alunos a história do dia: “ O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS”.
Lançar
as perguntas: Por que será que o homem e o menino estão de costas um para o
outro? O que o homem tem nas mãos? Do que será feito esse avião? O que está
escrito na pipa do garoto?
Colocar o vídeo da
história disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_KIdRKG000M
Após
esse momento perguntar aos alunos se, algum dia, já se sentiram como os
personagens do livro.
Perguntar-lhes
de que maneira costumam demonstrar o carinho que sentem pelas pessoas que
moram com eles? De que maneira eles sentem-se amado pela família?
De que forma vamos registrar o que
aprendemos?
No
caderno, colocar a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: “O HOMEM
QUE AMAVA CAIXAS”
ATIVIDADE:
1 – Escreva
e desenhe a parte que mais gostou da história.
2 – Escreva
um pequeno texto dizendo como você expressa carinho pelas pessoas e em que
momento você se sente amado.
SUGESTÃO
DE LEITURA:
Por
que está todo mundo usando máscaras?
Show
da Luna corona vírus.
O
que é o amor.
AULA DIA 25/05/2020
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: Fernanda
– matutino e Jarson – vespertino
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º,
2º, 3º, 4º e 5º Anos
Datas: 25 a 27
de maio Tempo estimado para realização
das atividades: 4h
O que
vamos aprender hoje?
Trava – línguas: sonorização das palavras,
rima e aliteração.
Para que vamos estudar esses
conteúdos?
Desenvolver habilidades de leitura, memória, treinar ritmo
e expressividade por meio do trava-língua
Como vamos estudar esses conteúdos?
Conversar com os alunos e dizer que Trava-línguas é uma brincadeira muito educativa e
divertida.
Consiste em dizer uma frase com palavras difíceis de
pronunciar, que parecem que “enrolam a língua” e também devem ser repetidas
cada vez com mais rapidez.
Apresentar a história
do dia: Trava-língua (varal de histórias) disponível em:
Depois de assistir ao
vídeo, ler os trava-línguas abaixo para o aluno e pedir que ele repita ou
solicite que ele mesmo leia.
Atenção:Repetir
várias vezes até que consiga dizer corretamente. Fazer isso devagar e depois
acelerar o mais rápido que conseguir sem gaguejar.
TRAVA- LINGUAS
O RATO ROEU A
ROUPA DO REI DE ROMA E A RAINHA COM RAIVA RESOLVEU REMENDAR;
TOCO PRETO, PORCO
FRESCO, CORPO CRESPO;
FALA, ARARA
LOURA. A ARARA LOURA FALARÁ;
BAGRE BRANCO, BRANCO
BAGRE;
CHEGA DE CHEIRO
DE CERA SUJA;
A BABÁ BOBA BEBEU
O LEITE DO BEBÊ;
UM LIMÃO, MIL
LIMÕES, UM MILHÃO DE LIMÕES;
CAIXA DE GRAXA
GROSSA DE GRAÇA;
ATRÁS DA PORTA
TORTA TEM UMA PORCA MORTA;
TETO SUJO, CHÃO
SUJO;
O RATO ROEU A
ROLHA DA GARRAFA DE RUM DO REI DA RÚSSIA
TRÊS PRATOS DE
TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES;
O SABIÁ NÃO SABIA
QUE O SÁBIO SABIA QUE O SABIÁ NÃO SABIA ASSOBIAR;
NUM NINHO DE
MAFAGAFOS, CINCO MAFAGAFINHOS HÁ! QUEM OS DESMAFAGAFIZÁ-LOS, UM BOM
DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.
EMBAIXO DA PIA
TEM UM PINTO QUE PIA, QUANTO MAIS A PIA PINGA MAIS O PINTO PIA!
O PADRE POUCA
CAPA TEM, PORQUE POUCA CAPA COMPRA;
FAROFA FEITA COM
MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA;
O QUE É QUE CACÁ
QUER? CACÁ QUER CAQUI. QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER QUALQUER CAQUI;
LUZIA LUSTRAVA O
LUSTRE LISTRADO, O LUSTRE LISTRADO LUZIA;
UMA TRINCA DE
TRANCAS TRANCOU TANCREDO;
TRAVA-LÍNGUAS EM POEMAS
A ARANHA ARRANHA A RÃ. A RÃ ARRANHA A
ARANHA. NEM A ARANHA ARRANHA A RÃ. NEM A RÃ ARRANHA A ARANHA;
O
DOCE PERGUNTOU PRO DOCE, QUAL É O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE. O
DOCE RESPONDEU PRO DOCE, QUE O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE. É O
DOCE DE DOCE DE BATATA-DOCE;
PARDAL
PARDO, POR QUE SEMPRE PALRAS? PALRO SEMPRE E PALRAREI, PORQUE SOU PARDAL
PARDO. O PALRADOR D'EL-REI.
ALÔ,
O TATU TÁ AI? – NÃO, O TATU NÃO TÁ. MAS A MULHER DO TATU TANDO. É O MESMO QUE
O TATU TÁ;
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO
TEMPO O TEMPO TEM, O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM O TEMPO QUE O
TEMPO TEM;
SE O
PAPA PAPASSE PAPA. SE O PAPA PAPASSE PÃO. O PAPA TUDO PAPAVA. SERIA O PAPA
PAPÃO;
QUANDO
DIGO "DIGO", DIGO "DIGO. NÃO DIGO "DIOGO". QUANDO
DIGO "DIOGO", DIGO "DIOGO". NÃO DIGO "DIGO";
NÃO SEI
SE É FATO OU SE É FITA. NÃO SEI SE É FITA OU FATO. O FATO É QUE VOCÊ ME FITA
E FITA MESMO DE FATO;
OLHA O
SAPO DENTRO DO SACO. O SACO COM O SAPO DENTRO. O SAPO BATENDO PAPO E O PAPO
SOLTANDO O VENTO;
A IARA
AGARRA E AMARRA A RARA ARARA DE ARARAQUARA;
De que forma vamos registrar o que
aprendemos?
ATIVIDADE
- No
caderno, colocar a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO:
TRAVA-LINGUA. Depois escreva dois trava-línguas e ilustre.
-
Faça também a leitura do livro em pdf disponível para sugestão de leitura - Não confunda (Eva Furnari).
AULA DIA 01/06/2020
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA
MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores:
FERNANDA – Matutino e JARSON – Vespertino
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º
2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 01 a 03
de junho Tempo estimado para
realização das atividades: 4h
O que
vamos aprender hoje?
Contação de história: desenvolver a imaginação e
criatividade.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar
a história narrada; desenvolver a imaginação e capacidade criativa.
Como
vamos estudar esses conteúdos?
Na história:
A FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS” de Ruth Rocha, os filhos dos heróis Macacote e Porco Pança, personagens de outro livro
da autora entram em uma aventura inusitada. Zé Mico e Pancinha eram tão
extravagantes quanto os pais. Zé Mico, pelo menos. Um dia ele procurou o
Pancinha e convenceu o amigo de que os dois tinham que virar cientistas. Para
isso, começaram a construir uma máquina igualzinha, segundo o Zé Mico, à que
estava sendo feita em outro lugar, por outras pessoas (mas não dizia nem onde
nem por quem). Quando a máquina ficou pronta, os dois amigos chamaram os vizinhos
para irem ver a novidade e quando a ligaram na tomada, todos os bichos foram
tragados para dentro da máquina. Que susto! Que perigo! Que aflição! Mas o
pior (ou o melhor!) Ainda estava por vir.
Para descobrir o final dessa história, assista ao vídeo da
história disponível em:
Ou faça a leitura do livro que disponibilizado em PDF.
De que forma vamos registrar o que
aprendemos?
No
caderno, escreva a data de hoje e o título – PROJETO HORA DO CONTO: MALALA –
A menina que queria ir para a escola.
Após
da leitura do texto faça um quadro como o abaixo e divida-o em três partes. Escreva brevemente o que aconteceu no
início da história, no meio e no fim. Faça um desenho para representar cada parte.
*Obs: Os
alunos que ainda não estão alfabetizados, o adulto poderá escrever o relato
da criança para cada parte da história.
COMEÇO
MEIO
FIM
AULA DIA 15/06/2020
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA
– Matutino e JARSON – Vespertino
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º
2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas: 15 a 17
de junho Tempo estimado para
realização das atividades: 4h
O que
vamos aprender hoje?
Característica da conversação no texto; Convívio social.
Para que vamos estudar esses
conteúdos?
Ler
e compreender sentidos no texto; conviver socialmente.
Como vamos estudar esses
conteúdos?
NA
HISTÓRIA “LOROTAS E FOFOCAS” A DUPLA MAROCA E MARIETA ANDAM SE COMPORTANDO
MUITO MAL ...
ATÉ
QUE APARECE DONA SOFIA, CHEIA DE SABEDORIA ESPALHANDO AMOR E ALEGRIA!
Para
saber o que acontece nessa história: assista ao vídeo da contação da mesma
disponível em: https://youtu.be/kUpuIecq3Co
Esse
conto faz a gente pensar sobre o que é valioso:
Cuidar
da vida do outro ou cuidar da sua vida e espalhar amor por onde for?
Algumas atitudes tão importantes como o AMOR, RESPEITO, EDUCAÇÃO,
RESPONSABILIDADE, PAZ, TOLERÂNCIA, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, dentre tantas
outras.
De que forma vamos registrar o que
aprendemos?
No caderno, colocar a data de hoje e o
título – PROJETO HORA DO CONTO: HISTÓRIA: LOROTAS E FOFOCAS.
- Converse em família sobre quais atitudes
são importantes para sermos felizes com quem convivemos...
- Agora
faça o contorno de sua mão com o lápis e escreva, quais as 5 atitudes que
você e sua família considera mais importantes (uma em cada dedo).
-
Depois você pode desenhar uma carinha em cada dedo, dando vida a essa atitude
tão importante!
AULA DIA 22/06/2020
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA FEIJÓ, JARSON E CLAUDIA STORM
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º, 3º 4º e 5º Anos
Datas:
22 a 24 de junho Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Contação de história: respeito à
individualidade e diversidade de todos.
Para que vamos estudar
esses conteúdos?
Antecipar e inferir sobre o texto; reconhecer e respeitar
as diferenças; valorizar o livro como fonte de conhecimento.
Como vamos estudar esses
conteúdos?
História:Lucia
já vou indo – Maria Heloísa Penteado
Na história de hoje a personagem principal é Lúcia, uma
lesma que nunca consegue chegar em tempo a seus compromissos. Ela sempre
diz:“já vou indo!”. Um dia, Lúcia
recebe o convite para a festa da amiga Chispa-Foguinho e resolve se arrumar
com uma semana de antecedência.
Será que dessa vez ela consegue participar de uma festa?
Para descobrir faça a leitura do livro disponível em PDF
ou acesse o link.
De que forma vamos pensar/refletir
sobre o que aprendemos?
Você sabe o que é empatia? É a capacidade de colocar-se
no lugar do outro e sentir o que o outro sente.
É o que acontece no final dessa história, quando os amigos
se colocam no lugar de Lúcia, entendendo seu jeito e sua dificuldade em se
apressar. Sentiram a tristeza dela e tentaram ajudá-la, pois não importam as
diferenças e sim a amizade.
Converse com a família sobre o que vocês acharam dessa
história.
AULA DIA 29/06/2020
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS
– PED
ESCOLA
MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA FEIJÓ, JARSON E CLAUDIA STORM
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
TURMAS: P5, 1º 2º,
3º 4º e 5º Anos
Datas:
29/06 à 02/ 07 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Contação
de história: exposição oral de ideias; atribuição de sentidos.
Para
que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar leitura; compreender texto, expor
ideias e desenvolver a imaginação.
Como
vamos estudar esses conteúdos?
História: “Marcelo,
marmelo, martelo e outras histórias” – Ruth Rocha.
Marcelo
é um menino curioso com as palavras – vive intrigado perguntando porque tal
coisa se chama assim e não assado, porque seu nome é Marcelo e não martelo ou marmelo. Então ele começa a
chamar as coisas pelo nome que acha que elas deveriam ter: travesseiro deveria
ser cabeceiro, colher deveria se chamar mexedor.
Para conhecer essa história assista ao vídeo acima.
De
que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- Você gostou do fim da
história?
- Se você fosse o autor
ou autora dessa história, que outro final você daria a ela?
- Pense em três objetos.
Agora imagine que outros nomes eles poderiam receber.
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA FEIJÓ, JARSON E CLAUDIA STROM
PROJETO PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
JULHO/2020
Datas: 1ª semana - 06,08 e 09
2ª semana – 13, 15 e 16
3ª semana – Recesso escolar
4ª semana – 27, 29 e 30
Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Contação de história: desenvolver o pensar sobre vários aspectos da vida diária e
da convivência social e respeito mútuo. Respeitar seus limites e dos outros.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Serão enviados uma sequência de vídeos nas aulas do Projeto Hora do Conto.
O conteúdo dos mesmos são elaborados a partir do livro:
Pequeno manual de monstros caseiros (Stanislav Marijanovic) - Companhia das Letrinhas.
1ª semana: 06,08 e 09 – VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 1
Dr. Bagunsus e Hister Ica - a monstra do berro.
2ª semana: 13, 15 e 16– VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 4
O CHIP NET - O monstro dos joguinhos eletrônicos.
VÍDEO CIENTISTA MALUCO VÍDEO 6
O VORÁCIO - O monstro da gulodice e do apetite insaciável.
O GIRACUCA e TAGARELLUS e o AIKI SOO NU - o monstro do cansaço.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Ao término de cada aula os alunos deverão conversar com sua família sobre como podem combater esses monstros caso tenha atacado sua casa.
PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
ESCOLA
MUNICIPAL DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
Professores: FERNANDA, JARSON E CLAUDIA STROM
PROJETO
PALAVRAS ANDANTES (HORA DO CONTO)
AGOSTO/2020
Datas: 03,05 e 06 Tempo estimado para realização
das atividades: 1h
O que
vamos aprender hoje?
Lenda
indígena brasileira - Como nascem os rios.
Para
que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar
o conhecimento de lendas; apreciar leitura e desenvolver a imaginação
Como
vamos estudar esses conteúdos?
As
lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente.
São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de
um povo.
Vamos
conhecer uma lenda indígena brasileira?
Assista
ao vídeo: Como nasce os rios – Varal de histórias disponível
em:
De que
forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- Você
gostou dessa lenda?
- Que
outras lendas você conhece?
-
Converse com algum familiar e pergunte se conhece alguma lenda. Se sim, peça
para que conte a história para você.
AGOSTO/2020
Datas: 10, 12 e 13 Tempo estimado para realização
das atividades: 1h
O que
vamos aprender hoje?
Obra de
Monteiro Lobato - escritor brasileiro.
Para
que vamos estudar esses conteúdos?
Conhecer
uma das obras de Monteiro Lobato; apreciar a contação e desenvolver a
imaginação.
Como
vamos estudar esses conteúdos?
A história de hoje foi baseada no livro de fantasia de Reinações de
Narizinhoe publicado em 1931.
Acesse o link para conhecer o trecho adaptado narrado pelo grupo
Encantos: “O REINO DAS ÁGUAS CLARAS”, de Monteiro Lobato, a seguir a música
de Jorge Vercilo.
De que
forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- O que
você achou dessa história?
- Você
conhece outros personagens criados por Monteiro Lobato? Quais?
AGOSTO/2020
Datas: 17,19 e 20 Tempo estimado para realização
das atividades: 1h
O que
vamos aprender hoje?
Contação de história: Diversidade humana e o respeito mútuo.
Para
que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar
a história narrada; respeitar e valorizar as diferenças.
Como
vamos estudar esses conteúdos?
A
história de hoje é CACHINHOS, CONCHINHAS, FLORES E NINHOS -
Maurílio Andreas. Conta sobre uma menina que era muito feliz com seus
cachinhos até que um dia disseram para ela que bonito era ser de outro jeito.
Então ela precisou tomar uma importante decisão.
De que
forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
❤Essa é uma história sobre identidade e
autoestima! ❤
👉 você concorda com a decisão da
personagem em não mudar sua aparência e se aceitar do jeito que é? Converse
com sua família sobre o assunto e lembre-se: cada um possui uma beleza
própria!!!
AGOSTO/2020
Datas: 24,26 e 27 Tempo estimado para realização
das atividades: 1h
O que
vamos aprender hoje?
Contação de história: A parte que falta – reflexão e sentimentos.
Para
que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar
a história narrada; desenvolver o pensar
sobre aspectos da vida humana.
Como
vamos estudar esses conteúdos?
A
história de hoje é A PARTE QUE FALTA – Shel Silverstein.
Para
conhecer essa história acesse o link disponível em:
De que
forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Em
muitos momentos da vida, sentimos falta de alguma coisa.
O que
você sente falta?
Quando
o personagem da história achou que estava completo o que aconteceu?
Pense
sobre a frase:
❤"Ao explorar o mundo, talvez perceba que a
verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos..."❤
AGOSTO/SETEMBRO2020
Datas: 30/08, 02 e 03 de setembro Tempo estimado
para realização das atividades: 1h
O que
vamos aprender hoje?
Contação
história: O Caracol e a Baleia – Diversidade e virtudes.
Para
que vamos estudar esses conteúdos?
Apreciar
a história narrada; valorizar as diferenças e reconhecer virtudes nos
personagens.
Como
vamos estudar esses conteúdos?
A história de hoje é sobre um destemido caracol não se intimida com o
tamanho da baleia e pula em sua cauda à procura de aventuras.
Do círculo polar às praias de areias escaldantes, a dupla navega na
crista da onda e adentra cavernas profundas.
Eis que em um dia de maré baixa e de um zunido muito forte, a baleia
que nadava ao sol encalha na praia. Como o seu novo e pequenino amigo irá
ajudá-la?
De que
forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
❤Essa história mostra que amizade
e solidariedade não têm tamanho❤
Reflita
sobre a questão:
- Que
outras lições você pode tirar dessa história?
SETEMBRO/2020
Datas: 07,09 e 10 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Fábula: A RÃ E O TOURO
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Definição de fábula: é uma narrativa em prosa que é desenvolvida com personagens humanos e seres irracionais, os quais, a partir de suas ações, transmitem diversos valores sociais.
Hoje vamos conhecer a fábula a Rã e o touro. Acesse o link e ouça a história. https://youtu.be/8KVDJdjsqZw
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Moral: “Não queira imitar os outros. Seja sempre você mesmo! ”
Que outros ensinamentos podemos tirar dessa lição? Reflita sobre isso!
SETEMBRO/2020
Datas: 14, 16 e 17 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Fábula: O GALO E A RAPOSA
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Acesse aos vídeos enviado pelo whatshap para ouvir a Fábula.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Moral: "Muitas vezes, quem quer enganar acaba sendo enganado. "
Que outros ensinamentos podemos tirar dessa lição? Reflita sobre isso!
SETEMBRO/2020
Datas: 21,23 e 24 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Fábula: AS ÁRVORES E O MACHADO
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Nesse mês no dia 21 comemoramos o dia da árvore. Nesse sentido nossa fábula será uma história sobre a árvore. Acesse ao vídeo para ouvir essa fábula.
https://www.youtube.com/watch?v=p2onYF1YwMo
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
SETEMBRO/OUTUBRO2020
Datas: 28, 30/09 e 01/10 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Fábula: O SAPO E A ONÇA
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento de fábulas; apreciar leitura, desenvolver a imaginação e refletir sobre a moral.
Como vamos estudar esses conteúdos?
A fábula de hoje nos levará a refletir como as pessoas unidas em um propósito podem alcançar objetivos e vencer.
Acesse o link a conheça essa fábula.
https://www.youtube.com/watch?v=bGpI6jzuRb0
OUTUBRO/2020
Datas: 05,07 e 08 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Clássicos dos irmãos Grimm. História: Chapeuzinho vermelho
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.
Como vamos estudar esses conteúdos?
As histórias clássicas perpassam gerações. Vieram de muito tempo atrás, dos tempos em que a oralidade prevalecia e ao ouvir essas literaturas nos conectamos com o nosso lado mais sensível e mais humano, trazendo importantes lições e reflexões sobre a nossa essência.
Os irmãos Grimm reescreveram muitos desses clássicos que conhecemos e ainda hoje, depois de mais de 200 anos, ouvimos suas famosas histórias.
Assista o vídeo abaixo de curta metragem inspirado livremente nos principais contos: Chapeuzinho Vermelho, O Príncipe Sapo, O Flautista de Hamelin, João e Maria, Rapunzel e A Bela Adormecida.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Chapeuzinho Vermelho faz parte da cultura popular, estando presente em diversos momentos da História, com narrativas próprias, com características diferentes, simbologias diversas, com formas de pensar e sentir especificas.
- Agora pense: Quais ensinamentos podemos tirar dessa história?
Converse com alguém de sua família.
OUTUBRO/2020
Datas: 14 e 15 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
História Clássica: Pinóquio – Carlo Collodi.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.
Como vamos estudar esses conteúdos?
A história de hoje é um conto criado na Itália de Carlo Collodi.
Faça a leitura do texto abaixo.
Pinóquio, um conto de Carlo Collodi
Gepeto, um carpinteiro, queria muito ser pai e constrói um menino em madeira. O carpinteiro dá-lhe o nome de Pinóquio.
Pinóquio, entretanto, transforma-se num menino de verdade devido ao amor do pai.
Contudo, o menino tinha um grande defeito: mentia muito. Mas sempre que mentia crescia-lhe o nariz. Além disso, toma decisões irresponsáveis, ignorando os avisos do pai.
O Grilo Falante é a voz da sua consciência, mas Pinóquio insiste em ignorá-lo. Por isso, aprende uma amarga lição ao experimentar as consequências negativas do seu comportamento, mentiras e decisões irresponsáveis.
História: Pinóquio
Um boneco de madeira ganha vida!
Era uma vez um homem chamado Gepeto, um talentoso carpinteiro que vivia sozinho. O seu sonho era ter um filho a que pudesse oferecer todo o seu amor e carinho.
Um dia, Gepeto construiu um lindo boneco de madeira. Quando terminou a sua bela construção, suspirou:
-Quem me dera que este rapazinho de madeira fosse real e vivesse aqui comigo como meu filho!
Após dizer estas palavras, aconteceu algo muito estranho. O pequeno rapaz de madeira ganhou vida!
As palavras de Gepeto pareciam ter sido ouvidas!
O carpinteiro gritou de alegria e, entre gargalhadas de felicidade, disse:
- Seja bem-vindo pequeno rapaz! Vou te chamar de Pinóquio.
Gepeto tornou-se assim um pai para o rapaz. Logo na manhã seguinte ajudou-o a vestir-se, deu-lhe livros, um beijo na face e mandou-o para a escola. Sendo agora um menino como outros, era necessário aprender a ler, escrever e os números.
Contudo, antes de o menino sair para a escola, avisou-o:
-Assim que a escola terminar, vem imediatamente para casa. Não te esqueças!
Pinóquio respondeu que sim e, alegremente, saiu a saltitar e foi a caminhar em direção à escola.
Pinóquio desobedece a Gepeto
Pelo caminho, Pinóquio reparou que na praça havia um espetáculo de marionetes. Juntou-se a elas e, dançou tão bem, que o dono das marionetes lhe ofereceu cinco moedas de ouro. Ficou maravilhado e só pensava como Gepeto iria ficar feliz quando lhe entregasse as moedas.
Já perto da escola, Pinóquio encontrou dois homens maus. Como era muito ingênuo, os dois homens convenceram-no a ir com eles até uma hospedaria para comerem e depois dormirem.
Depois de comer, Pinóquio ficou sonolento e adormeceu facilmente. Sonhou que era rico e que ele e seu pai Gepeto viviam agora sem dificuldades e eram muito felizes.
Quando acordou, esses homens convenceram Pinóquio a enterrar as suas moedas de ouro num sítio que eles conheciam, dizendo:
-As moedas aqui enterradas transformar-se-ão numa árvore de dinheiro e nunca mais o teu pai, que já está velho e cansado, precisará de trabalhar.
Pinóquio assim fez e ficou à espera que as moedas de ouro se transformassem numa árvore de dinheiro. Esperou muito tempo até que, cansado, adormeceu. Os homens maus apareceram e levaram as moedas de ouro, enquanto o rapaz dormia.
Quando acordou, Pinóquio reparou que lhe tinham levado as moedas e chorou. Não queria voltar para casa com medo de que Gepeto ficasse zangado e triste com ele.
A fada azul
Sem saber o que fazer, Pinóquio começou a caminhar, até que encontrou uma senhora vestida de azul, a quem pediu ajuda. O que ele não sabia era que a senhora era uma fada.
A fada azul disse que o ajudaria e perguntou-lhe quem eram os seus pais e onde vivia. Pinóquio respondeu:
-Não tenho casa nem ninguém com quem morar.
A fada azul apercebeu-se que Pinóquio mentia. O nariz do rapaz tinha começado a crescer.
A fada azul então indicou-lhe:
-Volta para casa, para junto do teu pai. Sê um menino bem-comportado e não mintas mais.
Pinóquio prometeu que assim faria e o seu nariz voltou ao tamanho normal.
Pinóquio volta a portar-se mal
De volta a casa, Pinóquio passou por um parque de diversões e não resistiu e entrou. O seu nariz começou a crescer outra vez. No parque, disseram-lhe que poderia comer todos os gelados que ele quisesse… o que não lhe disseram é que os gelados o iriam transformar num burro.
Pinóquio comeu até não poder mais e, assim que se transformou num burro, foi vendido a um circo.
No circo foi obrigado a trabalhar duramente. Além disso, foi tão maltratado que, pouco tempo depois, nem conseguia andar.
Como já não servia para trabalhar no circo, o dono mandou que o atirassem ao mar.
Assim que caiu no mar, Pinóquio transformou-se novamente num rapaz de madeira. Uma baleia que por ali passava viu-o e engoliu-o, pensando que era comida.
Dentro da baleia, qual não foi a surpresa de Pinóquio ao encontrar Gepeto! Este, vendo que Pinóquio não chegava da escola, tinha ido procura-lo. Caiu ao mar e acabou por ir parar na barriga da baleia.
Estava muito fraco e doente. Um peixe que também lá se encontrava disse:
-Subam os dois para as minhas costas que eu os levo para casa!
E assim fizeram. Quando chegaram a casa, Pinóquio tomou conta de Gepeto até ele ficar bom.
A fada azul apareceu outra vez e, ao ver que o rapaz tinha sido tão bom com Gepeto, disse:
-Como agora és um bom menino vou te transformar num rapaz de verdade”.
E assim foi. Gepeto tinha finalmente o filho que tanto desejava e os dois foram felizes para sempre!
Acesse o link para ouvir a uma versão adaptada da história.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- Vamos refletir: O que podemos aprender com esse conto?
Converse com alguém de sua família.
OUTUBRO/2020
Datas: 19,21 e 22 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Clássicos: OS MÚSICOS DE BREMEN
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Mais um Clássico dos irmãos Grimm a história de hoje conta sobre quatro animais domésticos que, depois de uma vida inteira de trabalho, são maltratados por seus donos. Assim, decidem fugir para a cidade de Bremen e lá se tornarem músicos.
Acesse o link abaixo no Canal Tricotando Palavras e conheça essa história.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Conversando com a família:
- Você conhecia esse conto?
- O que você achou dessa história?
OUTUBRO2020
Datas: 26, 28 e 29 Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Clássico de Hans Cristian Andersen – A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento dos Clássicos da Literatura; apreciar a contação; desenvolver a imaginação e prazer na leitura; despertar emoções e ampliar visão de mundo.
Como vamos estudar esses conteúdos?
A Pequena Vendedora de Fósforos, A Menina dos fósforos ou a Vendedora de fósforos é um conto do poeta e escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Essa história foi publicada a primeira vez em 1845.
Acesse o link abaixo e conheça essa história encenada pela Turma da Pakaraka.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Conversando com a família:
- Você conhecia esse conto?
- O que você achou dessa história?
NOVEMBRO/2020
POEMAS E POESIAS
Datas: 04 e 05 QUARTA E QUINTA
Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Conhecer e definir Poesias e poema.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; ampliar vocabulário e desenvolver a imaginação.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Definição: Poesia é a arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. Poema é obra em verso em que há poesia. Na poesia podemos combinar palavras em versos que são as linhas de um poema.
Gostaria de fazer um convite com a leitura do poema de José Paulo Paes.
Convite
Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca com elas mais novas ficam.
Como a água do rio que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Agora assista ao vídeo: A macaquinha que engolia Poesia - varal histórias e conheça mais uma poesia.
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- Converse com alguém de sua família sobre o que você entendeu ser poesia e comente sobre algumas palavras que você lembra que rimam.
NOVEMBRO/2020
POEMAS E POESIAS
Datas: 09,11 e 12 - TERÇA, QUARTA E QUINTA
Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Poemas – Cecília Meireles
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; ampliar vocabulário e desenvolver a imaginação.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Nasceu em1901 no Rio de Janeiro e morreu em1964. Cecília ficou reconhecida mundialmente, uma vez que suas obras foram traduzidas para muitas línguas.
Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; desenvolver o respeito a individualidade e à diversidade.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Nessa semana dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra que surgiu em reconhecimento dos negros, suas lutas, conquistas e tudo o que passaram desde o período colonial do Brasil. Além disso, a data serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da etnia e seus principais feitos.
CONSCIÊNCIA NEGRA
NEGROS OU BRANCOS PARDOS OU VERMELHOS A COR NÃO CONTA A COR NÃO CANTA! A COR NÃO ESTAMPA A VIRTUDE DE NINGUÉM...
BRANCOS OU NEGROS VERMELHOS OU PARDOS A COR NÃO IMPORTA A COR NÃO É FALTA... E NÃO CULPA NINGUÉM!
SEJA QUAL FOR A RAÇA... CATIVA E ENCANTA CONQUISTA E BALANÇA O CORAÇÃO DA GENTE GENTE INTELIGENTE... QUE TEM... PUREZA DE ALMA!...
Nair Lúcia de Britto
Agora acesse o link para ouvir a história: Meninas negras ( Madu Costa)
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
- Converse com sua família sobre a poesia e história de hoje.
NOVEMBRO/2020
POEMAS E POESIAS
Datas: 23,25 e 26 - TERÇA, QUARTA E QUINTA
Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Poema / Contação: Uma princesa diferente.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; desenvolver o respeito a individualidade e à diversidade.
Como vamos estudar esses conteúdos?
O poema: O pequeno príncipe preto de Marcelo Serralva
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Converse com a família sobre o que você compreendeu do poema e da história.
NOVEMBRO/DEZEMBRO - 2020
POEMAS E POESIAS
Datas: 30, 02/12 e 03/12 - TERÇA, QUARTA E QUINTA
Tempo estimado para realização das atividades: 1h
O que vamos aprender hoje?
Poema – CÉU MENINO, de Alessandro Riccioni
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ampliar o conhecimento sobre poesias e poemas; apreciar esses gêneros textuais; compreender palavras e textos; ampliar vocabulário e desenvolver a imaginação.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Vamos apreciar e conhecer uma coletânea de poemas e poesia selecionadas dos poetas: Pedro Bandeira, Cecília Meirelles e Vinícius de Morais.
PONTINHO DE VISTA
Pedro Bandeira
Eu sou pequeno, me dizem, e eu fico muito zangado. Tenho de olhar todo mundo com o queixo levantado.
Mas, se formiga falasse e me visse lá do chão, ia dizer, com certeza: – Minha nossa, que grandão!
A LÍNGUA DE NHEM
Cecília Meireles
Havia uma velhinha que andava aborrecida pois dava a sua vida para falar com alguém. E estava sempre em casa a boa velhinha resmungando sozinha: nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem… O gato que dormia no canto da cozinha escutando a velhinha, principiou também a miar nessa língua e se ela resmungava, o gatinho a acompanhava: nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem… Depois veio o cachorro da casa da vizinha, pato, cabra e galinha de cá, de lá, de além, e todos aprenderam a falar noite e dia naquela melodia nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem… De modo que a velhinha que muito padecia por não ter companhia nem falar com ninguém, ficou toda contente, pois mal a boca abria tudo lhe respondia: nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…
A PORTA
Vinícius de Morais
Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho Pra passar o menininho Eu abro bem com cuidado Pra passar o namorado Eu abro bem prazenteira Pra passar a cozinheira Eu abro de supetão Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente Que diz (a mim bem me importa...) Que se uma pessoa é burra É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa Fecho a frente do quartel Fecho tudo nesse mundo Só vivo aberta no céu!
O RELÓGIO
Vinícius de Moraes
Passa, tempo, tic-tac Tic-tac, passa, hora Chega logo, tic-tac Tic-tac, e vai-te embora Passa, tempo Bem depressa Não atrasa Não demora Que já estou Muito cansado Já perdi Toda a alegria De fazer Meu tic-tac Dia e noite Noite e dia Tic-tac Tic-tac Tic-tac...
De que forma vamos pensar/refletir sobre o que aprendemos?
Converse com a família sobre qual poema mais chamou sua atenção e por que.
Nenhum comentário:
Postar um comentário