quarta-feira, 20 de maio de 2020

Aula remota - 20/05/2020 - 4ºA




 




PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.
TURMA: 4º ano A Professora: Larissa
Data: 20/05/2020 – quarta-feira.
Tempo estimado para realização das atividades: 4h.

O que vamos aprender hoje?
  • Concordância verbal e nominal (substantivo).
  • Resolução de problemas de multiplicação.
  • Operações de multiplicação por um fator.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
  • Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo e verbo.
  • Resolver operações de multiplicação.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Língua Portuguesa:
Ø  Lembrar o que é substantivo.
Ø  Lembrar o que é substantivo comum e substantivo próprio.
Ø  Realizar as atividades diferenciando substantivos comuns dos substantivos próprios.

Matemática:
Ø  Resolver contas e problemas de multiplicação.
De que forma vamos registrar o que aprendemos?
Língua Portuguesa:
Ø  Copie no caderno:

Substantivo é a palavra que dá nome ao ser.
Substantivo comum é o que designa o ser de cada espécie: homem, mulher, criança, artista, professor, cama, fogão, animal.
Substantivo próprio é o que nomeia um ser em particular: José, Mariana, Sara, Londrina, Casas Bahia, Brasil. Por nomear um ser em particular, todo substantivo próprio deve ser escrito com a letra inicial maiúscula.

1 – Separe as palavras abaixo em dois grupos:
LIVRO – RAFAEL – CAVALO – CASAS BAHIA – VIDEOGAME – CARRO – CAROLINA – SÃO PAULO – SANTARÉM – GATO – MENINO – ESTRELA – PARANÁ.

SUBSTANTIVO PRÓPRIO
SUBSTANTIVO COMUM















2 – Reescreva as frases abaixo substituindo o substantivo comum por um substantivo próprio.
a)    Aquele garoto é o dono da bola.
b)    Nossa cidade é maravilhosa!
c)    O cachorro roeu meu chinelo.
d)    A menina é estudiosa.
e)    Você já comprou na loja?

Matemática:
Ø  Copie no caderno e resolva:

1 – Vamos resolver a tabuada do 5:
5 x 0 =                                                               5 x 9 =
5 x 2 =                                                               5 x 7 =
5 x 4 =                                                               5 x 5 =
5 x 6 =                                                               5 x 3 =
5 x 8 =                                                               5 x 1 =
5 x 10 =

2 – Agora, vamos resolver a tabuada do 6:
6 x 9 =                                                               6 x 10 =
6 x 7 =                                                               6 x 8 =
6 x 5 =                                                               6 x 6 =
6 x 3 =                                                               6 x 4 =
6 x 1 =                                                               6 x 2 =
6 x 0 =

3 – Em uma loja, o vendedor organizou 5 prateleiras de acordo com as peças de roupa. Conseguiu colocar 23 peças de roupa em cada prateleira. Quantas peças de roupa ele organizou no total?

4 – Leonardo e seus irmãos gostam de colecionar figurinhas. Leonardo tem 28 figurinhas. Seu irmão Leandro, tem 4 vezes mais figurinhas que Leonardo. E sua irmã Leticia, tem 6 vezes mais figurinhas que Leandro. Quantas figurinhas Leticia tem?

Tarefa:
1 – Copie e leia o texto:
O zoológico de São Paulo recebeu Zorba – um elefante do circo Dom Pepe. O animal chegou debilitado, e o biólogo Valdir Nunes está cuidando de sua dieta e realizando vários exames.

Retire do texto acima:
a)    Quatro substantivos próprios:
b)    Quatro substantivos comuns:

2 – Copie e leia as palavras abaixo e classifique-as em substantivo próprio (SP) ou substantivo comum (SC):
a)    Elaine – SP.
b)    Flor –
c)    Londrina –
d)    Perfume –
e)    Lápis –
f)     Mário –

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