quarta-feira, 27 de maio de 2020

Aula remota - 27/05/2020 - 4ºA




 




PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.
TURMA: 4º ano A Professora: Larissa
Data: 27/05/2020 – quarta-feira.
Tempo estimado para realização das atividades: 4h.
O que vamos aprender hoje?
  • Encontros vocálicos.
  • Resolução de problemas de multiplicação.
  • Operações de multiplicação por um fator.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
  • Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV, a fim de que sua aplicação nas produções escritas seja correta.
  • Resolver operações de multiplicação.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Língua Portuguesa:
Ø  Lembrar o que são os encontros vocálicos.
Ø  Realizar as atividades.

Matemática:
Ø  Resolver operações de multiplicação.
De que forma vamos registrar o que aprendemos?
Língua Portuguesa:
Ø  Copie no caderno:

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais juntas em uma mesma palavra. Por exemplo: violão, lua, chapéu, besouro, Julia, Bianca, Caio, Diogo, Gabriel, Hell, João, Kaio, Maria, Luiza, Rafaella, Vinicius.

1 – Copie as palavras e circule as palavras que possuem encontro vocálico:

PARAGUAI – RELÓGIO – GARRAFA – QUEIJO – TAPETE – GALADEIRA – FOGÃO – CUIDADO – SAÚDE – PORTA – RÉGUA – CADERNO – LÁPIS – ESTOJO – BORRACHA.

Ø  Continue copiando no caderno:

Temos três tipos de encontro vocálico:
DITONGO – é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma mesma sílaba. Por exemplo: chapéu – cha-péu.
HIATO - é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. Por exemplo: saúde – sa-ú-de.
TRITONGO – é o encontro de três vogais pronunciadas em uma mesma sílaba. Por exemplo: iguais – i-guais.

2 – Separe as sílabas das palavras e classifique-as em ditongo, hiato ou tritongo:
a)    Paraguai – Pa-ra-guai – tritongo.
b)    Queijo –
c)    Coelho –
d)    Peixe –
e)    Iguais –
f)     Caixote –
g)    Viagem –
h)    Cuidado –
i)     Saúde –
j)     Moeda –
k)    Enxaguei –
l)     Água –
m)  Saída –
n)    Madeira –
o)    Bebeu –

3 – Escolha palavras do exercício 2 e faça 3 frases:

Matemática:
Ø  Copie e resolva no caderno:

1 – Vamos resolver a tabuada do 9:
9 x 0 =                                                               9 x 9 =
9 x 2 =                                                               9 x 7 =
9 x 4 =                                                               9 x 5 =
9 x 6 =                                                               9 x 3 =
9 x 8 =                                                               9 x 1 =
9 x 10 =

2 – Agora, vamos resolver a tabuada do 10:
10 x 9 =                                                               10 x 10 =
10 x 7 =                                                               10 x 8 =
10 x 5 =                                                               10 x 6 =
10 x 3 =                                                               10 x 4 =
10 x 1 =                                                               10 x 2 =
10 x 0 =

Ø  Atividade de multiplicação – Pinte a resposta correta.

Tarefa:
1 – Copie as palavras e as classifique em ditongo, tritongo ou hiato:
a)    Sabiá –
b)    Rio –
c)    Voo –
d)    Caule –
e)    Enjoa –
f)     Botões –
g)    Uruguai –
h)    Boi –
i)     Coração –
j)     Teatro –
k)    Manteiga –
l)     Ouro –
m)  Moída –
n)    Coroa –
o)    Maestro –
p)    Rua –

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