quinta-feira, 7 de maio de 2020

Aula remota - 23/04/2020 - 4ºA



 




PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.
TURMA: 4º ano A Professora: Larissa
Data: 23/04/2020 – quinta-feira.
Tempo estimado para realização das atividades: 4h.

O que vamos aprender hoje?
  • Números naturais: representação, leitura e escrita por extenso.
  • Números naturais: composição e decomposição.
  • Uso de letra maiúscula.
  • Substantivo comum e substantivo próprio.
  • Revisão e reescrita de textos.
  • Ortografia: letra H.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
  • Ler e escrever números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
  • Compor e decompor números naturais (até 5ª ordem).
  • Compreender o uso da letra maiúscula.
  • Reescrever uma fábula com o uso correto da letra maiúscula e da letra minúscula.
  • Usar a letra H no início de palavras.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Matemática:
Ø  Conversa sobre o Sistema de Numeração Decimal – até a 5ª ordem (unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar).
Ø  Relembrar o valor do algarismo muda dependendo do lugar onde ele está. Por exemplo: o algarismo 4 na unidade corresponde ao número 4, mas se o algarismo 4 estiver na dezena corresponde ao número 40, se estiver na centena corresponde ao número 400, se estiver na unidade de milhar corresponde ao número 4.000 e se estiver na dezena de milhar corresponde ao número 40.000.

Língua Portuguesa:
Ø  Lembrar o que são os substantivos comuns: palavras que nomeiam seres comuns, da mesma espécie (animais, plantas, objetos) de forma genérica. Esses termos são grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
Ø  Lembrar o que são os substantivos próprios: é aquele que particulariza seres diferenciando-os da sua espécie, como nomes, entidades, países, cidades, estados, continentes, planetas, oceanos, dentre outros. Esses termos são sempre grafados em letras maiúsculas.
Ø  Além dos substantivos próprios, também usamos letra maiúscula no início de frases, para dar destaque a uma palavra especial, depois de ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
De que forma vamos registrar o que aprendemos?
Matemática:
Ø  Atividades que serão feitas no caderno:
1 – Escreva o número que corresponde a:
a) 6 centenas + 4 dezenas + 5 unidades =
b) 1 unidade de milhar + 9 centenas + 9 dezenas + 1 unidade =
c) 4 unidades de milhar + 7 centenas + 6 dezenas + 3 unidades =
d) 5 centenas + 9 unidades =
e) 2 dezenas de milhar + 3 unidades de milhar + 8 centenas =
f) 2 unidades de milhar + 3 centenas + 8 dezenas =

2 – Escreva por extenso:
a) 276 -
b) 1.239 -
c) 565 -
d) 2.536 -
e) 34.404 -
f) 56.769 –

Língua Portuguesa:
Ø  Copiar no caderno a lista de substantivos comuns. Depois, você vai escrever um nome específico para cada um desses substantivos, como no exemplo:
1 – Escreva um nome específico para cada substantivo comum:
a) país -
b) cidade -
c) cantor -
d) homem -
e) mulher -
f) animal -

2 – Reescreva o trecho da fábula da maneira correta. Lembre-se sempre: parágrafo, letra maiúscula e pontuação!
o pastor e o leão
um pastor de Ovelhas achava a vida muito monótona. por isso, inventava tudo para se distrair. a sua diversão favorita era Fingir que estava em Apuros.
- um lobo! socorro! socorro! - costumava gritar aos quatro ventos.
quando as Pessoas do povoado vinham em seu Socorro, encontravam-no perfeitamente seguro, rindo a valer.
um dia apareceu um Lobo de verdade na frente do pastor.
desesperado, Ele começou a gritar como sempre fazia:
- um lobo! socorro! socorro!
desta vez Ninguém veio socorrê-lo, e o pastor teve de se esconder, em cima de uma Moita de espinhos, enquanto o Lobo devorava todas as suas Ovelhas.
moral: quando os mentirosos falam a Verdade, ninguém acredita.
(Copie o texto apenas uma vez, já da maneira correta).

Tarefa:
1 – Leia, copie, separe as sílabas e classifique as palavras em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:
a) herói -
b) higiene -
c) hino -
d) história -
e) hoje -
f) homem -
g) hospital -
h) hotel -
i) humilde –
j) hipopótamo -



Nenhum comentário:

Postar um comentário