quinta-feira, 28 de maio de 2020

Aula remota - 28/05/2020 - 4ºA



VÍDEO SOBRE O EFEITO DA ROTAÇÃO DA TERRA


VÍDEO SOBRE O EFEITO DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA




PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED
Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.
TURMA: 4º ano A Professora: Larissa
Data: 28/05/2020 – quinta-feira.
Tempo estimado para realização das atividades: 4h.
O que vamos aprender hoje?
  • Movimentos cíclicos da Terra.
  • Algoritmos para adição e subtração no conjunto dos números naturais.
  • Operações de multiplicação por um fator.
  • Problemas envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro.
Para que vamos estudar esses conteúdos?
  • Associar os movimentos cíclicos da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários.
  • Realizar operações de adição e de subtração.
  • Realizar operações de multiplicação com um fator.
  • Resolver problemas que envolve a ideia de completar, tirar e comparar.
Como vamos estudar esses conteúdos?
Ciências:
Ø  Relembrar os movimentos que a Terra faz: Rotação e Translação.
Ø  Lembrar que esses movimentos são responsáveis em marcar o dia e a noite (rotação) e as estações do ano (translação).

Matemática:
Ø  Resolver problemas que envolvam adição, subtração e multiplicação.
De que forma vamos registrar o que aprendemos?
Ciências:
Ø  Copie e resolva no caderno:

1 – Escreva R para movimento de Rotação e T para movimento de Translação.
(   ) É o movimento que a Terra faz em torno de si mesma.
(   ) Leva 24 horas para fazer uma volta completa.
(   ) É o movimento que a Terra faz em torno do Sol.
(   ) É responsável pelo dia e a noite.
(   ) Leva 365 dias e 6 horas para fazer uma volta completa.
(   ) É responsável pelas estações do ano.

2 – Faça um desenho que represente os movimentos de rotação e translação.

Ø  Atividade impressa sobre a Rotação e a Translação.


Matemática:
Ø  Situações problemas com Sistema Monetário (impresso).
Ø  Contas de subtração (impresso).
Ø  Copie no caderno – vamos precisar de régua (faça 11 colunas e 11 linhas):

X
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
2










3










4










5










6










7










8










9










10











Você deverá completar a tabela resolvendo as contas de multiplicação – multiplicar os números da coluna pelo número da linha, como eu fiz no exemplo da tabuada do 1 (1 x 1 = 1, 1 x 2 = 2, 1 x 3 = 3 e assim por diante).

Tarefa:
Página 141 do livro de Ciências.

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